O que é Canvas?

O Business Model Canvas ou Canvas como é conhecido é uma ferramenta para planejamento de negócio, foi criada por Alexander Osterwalder por meio de pesquisas e testes realizados entre 2004 e 2010. É muito útil para analisar e organizar novos projetos ou projetos que já estão implantados e em funcionamento.

O modelo ajuda a ter uma visão clara e simples do negócio, através de um quadro que pode ser utilizado online através de sistemas ou impresso e colado na parede ou em um mural, contem 9 blocos que cobrem as quatro principais áreas para o funcionamento de uma empresa: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Com o Canvas é possível organizar e definir as ideias através de um resumo e deixar transparente a forma de gestão do negócio.

Os componentes do Business Model Canvas

• Proposta de valor: A proposta de valor é entender a razão porque os clientes se interessam e compram o produto e/ou serviço na nossa empresa ao invés do concorrente. Entender qual o valor que o produto/serviço agrega aos clientes, quais necessidades serão atendidas, quais problemas serão resolvidos e o valor que tem para os clientes.

Segmento de clientes: Definir quem são os clientes que se pretende atender. Eles têm um perfil específico? Como estão agrupados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?

Canais: Definir de que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio.

Relacionamento com clientes: Definir o que e como o cliente pode ser conquistado e como manter uma boa relação com os clientes. É necessário entender se o relacionamento será pessoal (com atendimento humano), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga ajudar-se por conta própria) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados).

Receitas: Definir o quanto os clientes vão pagar pelos produtos/serviços que está sendo oferecido e como será a entrada do dinheiro no negócio.

Recursos principais: Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor e para fazer o negócio funcionar, estes recursos podem ser: humanos, financeiros, intelectuais ou físicos.

Atividades principais: Relacionar as ações necessárias para a realização da proposta de valor.

Parcerias principais: Identificar os principais fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.

Estrutura de custos: Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor, descreva quais são as despesas e investimentos que você terá na operação, sejam eles fixos ou variáveis, considere que quase todos os outros itens do business model canvas geram custos, até mesmo as fontes de receita, que podem ter cobranças, como impostos ou taxas de cartão de crédito no pagamento.

Outros modelos de Canvas para conhecer

A partir do BMC (Business Model Canvas) com o tempo surgiram diversas variáveis para atender outros tipos de necessidades, como projetos, inovações, clientes, entre outros, segue alguns modelos:

  • Project Model Canvas (PMC): permite planejar e controlar a execução de projetos de qualquer natureza.
  • Business Model You (BMY): utilizado para planejamento de carreira.
  • Lean Canvas (LC): permite realizar o planejamento de negócios inovadores especialmente para startups.
  • Lean Change Canvas (LCC): planejar as ações para suportar mudanças na organização.
  • Canvas4Change (C4C): planejar as ações para suportar mudanças na organização.
  • Customer Jorney Canvas (CJC): mapear as diferentes ações dos consumidores de serviços.

Benefícios do Canvas

O Canvas tem diversos benefícios além de facilitar a criação de novos negócios e manter os existentes em bom funcionamento e manter transparente a gestão do negócio/projeto, além disso, é possível obter outros benefícios, como:

  • Direcionamento: é o primeiro passo para o planejamento do negócio ou projeto, deve ser construído pela equipe, dessa forma, há maior assertividade e no término da construção a equipe já sabe o que deve fazer, entendem o papel importante que possuem para as melhorias e entregas efetivas e tem pleno conhecimento da situação geral do negócio ou projeto.
  • Visualização: torna o planejamento e a gestão do negócio/projeto transparente, permite uma visualização geral além de facilitar a compreensão de todas as etapas para todos os envolvidos.
  • Engajamento: permite que a equipe participe do planejamento, gerando democracia, engajamento, comprometimento e empatia, reduzindo a necessidade de correções posteriores, porque todos fizeram parte e decidiram juntos todos os componentes do planejamento.

Como criar um Canvas?

Para iniciar a construção do Canvas a dica é iniciar o preenchimento a partir da Proposta de Valor e Segmentos de Clientes/Mercado, por ser mais fácil responder questões sobre estes assuntos e ser mais relevante, com estas informações é possível preencher os demais blocos. Esta ferramenta permite mudar constantemente de acordo com o andamento/evolução trazendo melhoria contínua ao negócio. As informações preenchidas devem ser diretas e objetivas e irão mostrar a situação geral da empresa e o conceito do negócio.

  • Realizar o preenchimento em equipe é muito mais interessante e criativo, dessa forma, podem surgir mais ideias e possibilidade para analisar e discutir cada uma das informações, para maior probabilidade de melhor resultado.
  • A melhor forma de preencher o Canvas é imprimir o quadro (cartolina ou mural) e usar post-its e anotações para preencher os blocos ou utilizar um sistema para preencher, pode ser utilizado o Trello, Slice WBrain, ou outro sistema que seja intuitivo e permita o compartilhamento do quadro com o time. É de extrema importância poder modificar e visualizar o conteúdo do Canvas de forma fácil.

Conclusão

O Canvas é um modelo fácil de ser utilizado porque indica os pontos principais a serem preenchidos para o crescimento do negócio ou entrega eficaz do projeto, tem diversos benefícios e pode ser aplicado em todos os segmentos de negócios e projetos. Permite a discussão de ideias e maior assertividade nas tomadas de decisões, é ágil, flexível e gera ganhos. Aqui no Analista Expert você terá conteúdo para aprimorar seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

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