O que é Design Thinking?

O Design Thinking é um método utilizado para a criação de novos produtos, serviços, processos ou para a resolução de problemas através de pesquisa, brainstorms, seleção de ideias, prototipagem e testes, valorizando a criatividade, experimentação e empatia para encontrar soluções inovadoras.

Esta abordagem existe há décadas, mas só começou a ganhar força fora da comunidade de design após o artigo da Harvard Business Review de 2008 intitulado “Design Thinking” feito por Tim Brown, CEO e presidente da consultoria de inovação IDEO que foi fundada por seu colega David Kelley, professsor da Universidade de Stanford.

O Design Thinking tem seu foco no ser humano e busca solucionar um problema ou entregar um produto que atenda as necessidades do cliente agregando valor para o negócio.

As Etapas do Design Thinking

O processo de Design Thinking é realizado em fases, sendo: criar empatia, realizar a definição, idealizar as ideias, elaborar o protótipo e testar o protótipo. Após estas etapas os resultados podem ser medidos e uma nova rodada para melhoria pode ser feita até que o problema seja resolvido ou a necessidade atendida para o cliente/usuário.

  • Empatia: entender quais são as necessidades ou problemas das pessoas envolvidas (clientes, funcionários, fornecedores, etc.) e identificar o que precisam, o que querem, o que desejam através de pesquisas.
  • Definir: A partir da pesquisa, impor limites e foco cercando o problema que precisa ser resolvido ou no produto a ser criado.
  • Idealizar: realizar brainstorms com todos do time para que as ideias fluam para a solução do problema ou do produto que será criado. Neste ponto, as ideias devem ser levantadas sem censura, sem medo de errar e não há hierarquia, todos devem participar como iguais para este levantamento de soluções criativas (a organização das ideias podem ser realizadas através de post-its em um quadro).
  • Prototipar: escolher alguma(s) ideia(s) para criação dos protótipos, através de desenhos, maquetes ou algo que mostre claramente a entrega final, seja um produto ou resolução de um problema.
  • Testar: após o teste será possível experimentar e selecionar o protótipo que atendeu melhor a expectativa. Caso ainda não tenha sido alcançado o objetivo um novo brainstorm pode ser realizado para melhorias do protótipo até que o produto seja entregue ou o problema seja solucionado.

É importante notar que as cinco fases nem sempre são sequenciais, não precisam seguir nenhuma ordem específica e muitas vezes podem ocorrer em paralelo e repetir iterativamente. Portanto, não deve-se entender as fases como um processo hierárquico ou passo a passo, mas como fases que contribuem para a criação de um projeto inovador que vai trazer solução para um problema ou necessidade.

Design Thinking é para todos

O Tim Brown enfatiza que as técnicas e estratégias de Design Thinking pode ser utilizado em todos os níveis de um negócio, não sendo apenas voltado para designers, mas para funcionários criativos, freelancers e líderes que buscam infundir o pensamento de design em todos os níveis de uma organização, produto ou serviço, a fim de impulsionar novas alternativas para os negócios e para a sociedade.

Benefícios do Design Thinking

Temos inúmeros ganhos ao incorporar o Design Thinking nos projetos, abaixo segue alguns deles:

  1. Incentiva a criatividade: permite que os colaboradores exponham as ideias em um ambiente descontraído onde todas as ideias são bem vindas, sem censura ou críticas, dando espaço para novos pensamentos surgirem fora da caixa visando a resolução de problemas.
  2. Soluciona problemas complexos: através da empatia há uma combinação de pensamentos analíticos, criativos, instintivos e orgânicos, dessa forma, o time se torna ainda mais capaz de resolver problemas complexos. No decorrer do projeto podem surgir mudanças frequentes, mas que poderão ser gerenciadas de forma flexível para a solução do problema ou criação do novo produto.
  3. Estimula a empatia: quando o problema é exposto ao time na visão do cliente, faz com que todos se coloquem no lugar do cliente, aumentando a empatia, porque o mais importante é entender as necessidades e expectativas do cliente ao utilizar o produto ou serviço que será entregue.
  4. Fortalece a cultura organizacional: permite que colaboradores de diversas áreas e departamentos possam participar das entrevistas para compartilhar pensamentos diferentes sobre a solução de um problema específico, isso gera protagonismo nos colaboradores que se sentem parte da empresa como um todo.
  5. Permite reutilizar o conhecimento de projetos anteriores: todo o conhecimento adquirido de projetos anteriores deve ser registrado para retenção de conhecimento e ser utilizado em projetos futuros e mesmo as falhas e erros possuem valor de aprendizado no Design Thinking.

Conclusão

O Design Thinking é um método capaz de trazer bons resultados para qualquer ramo em que for aplicado, mas mesmo sendo um modelo de fácil compreensão, isso não significa que a solução será simples, sendo necessário empenho e colocar a cabeça para funcionar, pensar fora da caixa!! Afinal, a palavra thinking vem do verbo pensar em inglês, além disso o design thinking também contempla a parte prática, sendo um processo de inovação e criatividade e aqui no Analista Expert você terá conteúdo para aprimorar seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

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