O que é DevOps?

O termo DevOps foi criado durante uma conferência Velocity em 2009, apresentada por John Allspaw e Paul Hammond, com o objetivo de unir desenvolvedores (Dev) e administradores da infra de TI (Ops), promovendo a integração contínua até a entrega. Após ter visto esta palestra Patrick Debois teve a ideia de criar um encontro chamado DevOpsDay, essa ideia de unificar o desenvolvimento com a operações saiu do papel, a partir disso o assunto começou a ser conhecido pelo mundo.

É uma cultura de entrega contínua, que aproxima a área de Dev e Infra e tem o objetivo de simplificar processos, obter maior qualidade, superar conflitos e gerar maior agilidade nas entregas, caso estas duas áreas não estejam alinhadas pode gerar falhas, atrasos, retrabalho e baixa qualidade no produto final, afetando diretamente o cliente. Esta cultura está diretamente relacionada a utilização de metodologias ágeis em projetos, para que ocorram entregas contínuas e adaptação a diversos cenários.

Cultura DevOps

O DevOps depende de uma cultura de colaboração alinhada aos princípios open source, além de abordagens transparentes e ágeis para funcionar. Compartilhar informações sem restrições é a abordagem de colaboração padrão das comunidades open source. Essa prática implementa mudanças culturais, como o incentivo à transparência na tomada de decisões e à experimentação sem medo de falhas, além da implantação de um sistema de recompensas que impulsiona a confiança e a colaboração.

Com a liderança e os programas de incentivo certos, as equipes de desenvolvimento e operações podem contribuir para viabilizar a adoção da cultura aberta. No entanto, o DevOps é mais eficiente quando essa cultura já está disseminada pela empresa. É claro que o nome se refere aos termos desenvolvimento e operações, mas o DevOps serve para todos.

Para que serve o DevOps?

O DevOps serve para acelerar os processos necessários para o desenvolvimento/correção até a implantação em um ambiente de produção para gerar valor para o cliente. Tirar as ideias do papel de forma mais rápida, seja um novo sistema, uma correção, uma melhoria, entre outros.

Essa cultura aumenta a comunicação frequente e trabalho colaborativo entre as equipes de desenvolvimento e operações gerando empatia entre as equipes.

Os desenvolvedores, normalmente criam códigos em um ambiente de desenvolvimento integrado padrão e possuem a colaboração da equipe de operações de TI para acelerar a compilação, os testes e o lançamento de aplicações, aumentando a confiabilidade do processo. Isso gerar alterações mais frequentes no código e utilização mais dinâmica da infraestrutura.

As estratégias de gerenciamento tradicionais não dão conta desse tipo de demanda, por isso é necessário mudar para ter uma vantagem competitiva.

Benefícios do DevOps

São muitos os benefícios na adoção do DevOps, grandes empresas como Facebook, Twitter, Spotify, Google e Amazon, já utilizam essa cultura devido a necessidade de atualizações constantes, abaixo segue alguns benefícios:

  • Melhoria no deploy: auxilia no aumento da quantidade e frequência da entrega de atualizações em um determinado sistema, com uma baixíssima taxa de falhas, sendo mais assertivo na entrega do que foi solicitado pelo cliente, isso torna a empresa mais competitiva na perspectiva de entrega de produtos.
  • Aumento da qualidade: transforma a TI da empresa poupando tempo e dinheiro, aumenta a qualidade dos produtos e serviços e faz com que os times tenham maior eficiência gerando valor a cada entrega. O tempo de reparos são reduzidos porque há constantes monitoramentos e testes nas aplicações que estão sendo desenvolvidas, zelando pela velocidade e utilização consciente de recursos.
  • Confiabilidade: o monitoramento é realizado em log, que permite acompanhar em tempo real o desempenho do software, tornando mais fácil e rápido identificar erros, além disso, a integração e entrega contínua viabilizam a automatização dos testes de alterações.
  • Segurança: é possível operar rapidamente enquanto se mantém a estrutura estável, utilizando políticas de conformidade automáticas e técnicas de gerenciamento, por exemplo. Dessa maneira é possível rastrear toda a conformidade escalada.
  • Minimização de conflitos: aumenta a comunicação entre os times (Dev e Infra), porque passam a trabalhar juntos, com o mesmo objetivo e entendimento do que precisa ser entregue, gera colaboração e a responsabilidade é compartilhada, otimizando o negócio e torna o processo mais eficiente, além de reduzir erros e otimização do trabalho.

Como é realizada a implementação do DevOps

Para promover o aprendizado mútuo e constante entre Dev e Ops, deve ser implantada uma nova mentalidade. Automação deve ser implantada para substituir procedimentos manuais, a fim de fornecer mais agilidade e precisão na atualização de softwares. A empresa deve definir metas compartilhadas entre todos os colaboradores e selecionar ferramentas de desempenho, as quais influenciarão todo o processo de trabalho, com isso todas as equipes estarão alinhadas e visualizarão bem os processos de produção e preparo. Por fim, visando a melhor experiência do usuário, procedimentos de teste contínuo também são fundamentais no DevOps para encontrar o resultado ideal.

Algumas Ferramentas para utilizar com o DevOps

A cultura DevOps possui ferramentas que auxiliam na obtenção do desempenho esperado. Todos os colaboradores, diante disso, devem saber seus papéis para dar mais fluidez ao fluxo de trabalho.

  • Azure DevOps – Plataforma consolidada de DevOps, gerencia ambientes complexos em escala e gera alta velocidade que é necessária no DevOps;
  • Slack – Ferramenta de Comunicação;
  • GIT – Sistema de controle de versão distribuído;
  • BamBoo – CI e CD que automatiza compilações, testes e lançamentos em um único fluxo de trabalho;
  • Jenkins – Ferramenta de integração contínua;
  • Teams – Ferramenta de Comunicação;
  • Docker – Empacotamento de uma aplicação ou ambiente inteiro dentro de um container;
  • Kubernetes – Orquestração dos containers;
  • IaC (Infra as Code) Ansible e Terraforma: são algumas das soluções para provisionamento e gerenciamento de infraestrutura por código;
  • Grafana – Criação de Dashboard para monitoramento de métricas e monitoramento do ambiente.

Conclusão

O DevOps deixou sua marca como uma nova cultura para otimizar a entrega de software. Como toda cultura pode demorar para ser implementada, mas o benefício do DevOps é que pode ser implementado imediatamente em fases menores e ir progredindo com o tempo, para isso é necessário preparar o time além de dispor de ferramentas e processos de software para obter sucesso nas entregas utilizando o DevOps. Aqui no Analista Expert você terá conteúdo para aprimorar seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.