O que é Management 3.0?
É um framework ágil para otimizar o gerenciamento de equipes criado pelo Holandês Jurgen Appelo, que apresentou esta filosofia de gestão formalmente através de seu livro “Management 3.0 – Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders” em 2010 e posteriormente em um complemento deste livro em 2016 intitulado “Managing for Happiness”.
Através deste método é possível realizar o desenvolvimento de competências, engajamento e aumento de produtividade entre as pessoas e times para o crescimento da estrutura empresarial, sendo uma gestão mais humanizada, com foco em pessoas, reduzindo a rotatividade de pessoal e aumentando a satisfação, além de manter todos focados em um único objetivo.
Como era o Management 1.0 e 2.0? E como é o 3.0?
Para entender como funciona o Management 3.0 (ou Gestão 3.0), Jurgen Appelo descreve outras duas opções de gestão, o management 1.0 e 2.0 que contextualiza as formas de administração de pessoas, conforme descrito abaixo:
Management 1.0: é a gestão baseada em comandos, apresenta pouca ou nenhuma liberdade nas decisões e criações, o poder está nas mãos de poucas pessoas e tem a estrutura top down (de cima para baixo).
Management 2.0: é uma gestão ainda muito vertical, mas que começa a trazer algumas melhorias e técnicas mais eficazes de gestão, dando espaço para o desenvolvimentos de ferramentas para otimizar os sistemas de trabalho e abre mais espaço para decisões e criações.
Management 3.0: é gestão que gera motivação e engajamento dos colaboradores, dessa forma, as pessoas e os times são valorizados, criando um ambiente onde todos são responsáveis pelo sucesso do negócio, permitindo que os times tomem as decisões de como realizar as tarefas por meio de entregas ágeis e criativas, sendo um sistema de gestão horizontal.
Princípios do Management 3.0
1. Energizar as pessoas: as pessoas devem ser valorizadas e os gestores devem, portanto, fazer o possível para manter as pessoas ativas, criativas e motivadas, gerando um trabalho mais produtivo, o primeiro passo é identificar o perfil de cada pessoa do time e o que a inspira no trabalho.
2. Empoderar times: as pessoas devem ser incentivadas a ser auto gerenciáveis, portanto, os gestores devem permitir que o time se auto organize e tome decisões, dessa forma, o time percebe que o líder confia no trabalho que está sendo feito e no potencial de entrega de qualidade da equipe.
3. Alinhar restrições: é essencial que o time se sinta autorizado a tomar decisões sobre as atividades, porém, deve-se certificar que todos do time tenham metas definidas, por este motivo, é importante definir com o time limites e regras coletivas, dessa forma, a auto organização terá resultados positivos.
4. Desenvolvimento de competências: os gestores devem contribuir com o desenvolvimento de competências individuais para que todo o time possa atingir a meta definida para o trabalho coletivo, dessa forma, ao suprir carências de competências individuais, o time ficará cada vez mais forte.
5. Crescer a estrutura: o crescimento do negócio deve ser realizado de forma consciente e com qualidade através da boa comunicação e colaboração entre os times, para garantir que a produtividade se mantenha alta.
6. Aprimoramento para melhorar sempre: a organização deve buscar constantemente melhorias e avaliar os erros e transformá-los em oportunidade de melhorias para aperfeiçoar processos, equipes e pessoas, tornando o trabalho mais eficiente para atingir as metas.
Benefícios do Management 3.0
Conforme Jurgen Appelo, existem vários benefícios em utilizar o Management 3.0, segue alguns:
- Garantir às empresas redução da rotatividade de funcionários e aumentar a satisfação interna por gerar um real engajamento dos colaboradores;
- Contribuir com atos de liderança em todos os níveis da empresa e permite que a empresa se torne mais ágil através das pessoas.
- Desenvolver as competências das pessoas e deixá-las com maior liberdade e confiança para assumirem responsabilidades;
Tem diferença do Management 3.0 dos Métodos Ágeis?
O Management 3.0 nasceu em ambientes de trabalhos ágeis como Scrum e Kanban, e um dos objetivos do Jurgen Appelo era potencializar os resultados destes métodos voltando o foco para as pessoas e times e não somente para entregas de valor.
Então vamos a diferença: Enquanto os Métodos Ágeis possuem o foco na entrega de produtos e valor para os clientes a Gestão 3.0 tem o foco em desenvolver pessoas, portanto, são frameworks diferentes, mas que se complementam.
Como utilizar o management 3.0?
A utilização do Management 3.0 está diretamente relacionada com o engajamento das pessoas e dos times, dessa forma, é importante avaliar o feedback e perfil de cada individuo, sendo um dos primeiros passos.
Os gestores devem praticar os princípios dia a dia com o time, abrindo espaço para o time realizar decisões, gerar novas ideias e executar as tarefas de forma auto gerenciável, melhorando constantemente sua gestão e tornando o time mais motivado e engajado.
Importante: o Management 3.0 não é um método ou framework pronto, por este motivo, a implantação não deve ser planejada a curto prazo.
Conclusão
O Management 3.0 busca o trabalho em conjunto para atingir as metas, onde todos tem responsabilidade pelo sucesso do negócio, permitindo manter a sinergia, positividade e engajamento das pessoas e dos times como prioridade passando para o cliente a mesma energia com entregas de qualidade. Este método veio redefinir o conceito de gestão, fique ligado, porque aqui no Analista Expert você terá conteúdo para aprimorar seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).