O que é OKR?
O OKR significa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves, e tem o objetivo de simplificar a maneira de identificar os objetivos e resultados-chaves, seja para projetos, planejamento estratégico, desempenho, entre outras áreas, pode ser feito de forma individual, departamental ou demais níveis da empresa ou pessoal (viagens, estudos, finanças, etc.). Simplificando, é um MAPA, para definir ao que dizer SIM ou NÃO, priorizando o que é mais importante e necessário, não somente o que é desejável.
Este método criado pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove, em 1999 foi apresentado ao Google por John Doerr, companheiro de Andrew Grove durante o desenvolvimento do OKR na Intel e foi adotado como padrão logo no seu primeiro ano de teste. Além do Google, outras grandes empresas utilizam esse método, incluindo Spotify, Twitter, LinkedIn e Airbnb.
Os Objetivos são as entregas importantes e/ou necessárias e os Resultados-Chave é o modo de medir se o caminho percorrido está correto para atingir os objetivos, portanto, um Objetivo ajuda a responder a pergunta: Onde quero chegar? e o Resultado-Chave ajuda a responder: Os objetivos estão sendo alcançados?
As funções do OKR
O OKR além de simplificar a maneira de identificar os objetivos e resultados-chaves, também tem funções importantes, como:
- Manter o Foco e Compromisso com Prioridades: o OKR ajuda a escolher e focar no que é mais importante.
- Manter o Alinhamento da Equipe: o OKR devem ser públicos e transparentes para que todos trabalhem na mesma direção.
- Realizar o Acompanhamento dos Resultados: o OKR ajuda a monitorar o progresso e corrigir a rota.
- Dedicar o Esforço para Alcançar Mais: o OKR é feito para nos incentivar a buscar fazer sempre mais.
Como o OKR funciona?
O OKR funciona através da definição do Objetivo e Resultados Chaves, sendo que, os Objetivos apresentam uma direção clara da meta (do que se deseja conquistar) e os Resultados Chaves são metas menores e claras, dando sentido e ajudando a medir os objetivos que devem ser alcançados, ou seja, é o que vai dar o rumo para se chegar a meta estabelecida.
- Objetivo 1: Se tornar autoridade no mercado de atuação:
- KR1: Manter o Linkedin atualizado com os sucessos profissionais obtidos;
- KR2: Criar um blog para compartilhar conhecimento;
- KR3: Utilizar SEO para divulgar e ranquear o blog nas ferramentas de busca (Google,Bing, etc.)
- KR4: Alcançar os primeiros 5 mil inscritos em e-mail marketing;
- KR5: Criar outros canais de divulgação de conhecimento (Youtube, Instagram, TikTok, entre outros).
- Objetivo 2: Reduzir os custos de marketing da empresa:
- KR1: Redefinir a estratégia de preço;
- KR2: Avaliar a mudança do mix de produtos para se adequar melhor ao ticket médio de compras;
- KR3: Apostar no marketing de conteúdo (mais em conta) para aproximar o consumidor sem “empurrar” o produto/serviço, assim é criada a empatia e garante resultados mais eficazes através de um fluxo natural.
- Objetivo 3: Aumentar o volume de vendas online:
- KR1: Aumentar as receitas em 25% com upsell;
- KR2: Enviar 80% dos leads mais qualificados para o fundo do funil;
- KR3: Dobrar o número de leads gerados por mês.
Benefícios do OKR
Ao criar a metodologia, Andrew S. Grove não indicou práticas específicas e rigorosas do que deveria ser feito para que ela fosse implementada com sucesso, sendo adaptadas a realidade das empresas, seguindo boas práticas e casos de sucesso de grandes empresas que já utilizam OKR.
- Os objetivos e resultados-chave devem ser simples e claros, para gerar um alto engajamento do time.
- As metas são definidas para um período de tempo mais curto (trimestral), sendo mais tangível de alcançar e corrigir erros ou solucionar problemas mais rapidamente.
- O Objetivos e Resultados Chaves devem ser transparente, onde todos os funcionários possam visualizar todos os OKRs da empresa, dessa forma, as prioridades ficam claras.
- Os resultados-chave devem ser reportados semanalmente, dessa forma, caso a meta não esteja sendo alcançada é possível realizar ajustes em tempo hábil, isso é muito importante porque as ações são tomadas sobre o trimestre e não de forma anual como em outros métodos tradicionais.
- O OKR mede resultado e não o esforço das tarefas, como em métodos tradicionais.
Erros comuns ao utilizar das OKRs
Caso não haja resultados após implementar o método OKR pode ser que alguns erros tenham sido cometidos durante a construção dos objetivos e resultados chaves, como:
- Usar os OKR como forma de definir uma lista de tarefas dos colaboradores;
- Definir muitos Objetivos a serem entregues;
- Definir muitos resultados chaves a serem atingidos;
- Não alinhar ou construir as metas junto com a equipe de trabalho;
- Não acompanhar os prazos e o foco de cada resultado chave.
Conclusão
Pois é!! Cada objetivo tem suas metas que devem ser percorridas para alcançar o que se deseja. Não tenha medo de definir metas ambiciosas, tudo que é muito fácil trás pouco ou o mínimo de resultado, tenha grandes ideias e proponha ao time maior desempenho para ter grandes conquistas.
Realize seu planejamento com o OKR, assim será mais fácil definir e acompanhar as metas, sejam pessoais, de pequenas ou grandes empresas, há grande vantagem e muitos cases de sucesso no mercado que comprovam aumento de performance e agilidade para crescimento rápido. Aqui no Analista Expert você terá conteúdo para aprimorar seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).