O que é PMBOK?

O PMBOK significa Project Management Body of Knowledge ou Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, é um guia que contém as melhores práticas realizadas com sucesso no gerenciamento de projetos ao redor do mundo, baseado em lições aprendidas em mais de 180 países.

Ele foi criado pelo Project Management Institute (PMI) ou Instituto de Gerenciamento de Projetos, atualmente o guia PMBOK está na 6ª edição e recebe melhorias constantes no decorrer do tempo, de acordo com o que é observado na evolução do gerenciamento de projetos.

O Guia PMBOK 6ª edição possui 5 grupos de processos que abrangem 10 áreas de conhecimento. A partir desta combinação de grupos de processos com áreas de conhecimento, apresenta 49 processos que são sugeridos como necessários e aplicáveis para se gerenciar um projeto, desde o seu início até a sua entrega.

PMBOK 6ª Edição – Áreas de Conhecimento e Grupos de Processos (PMI) – Ilustrado por Analista Expert

Os 5 Grupos de Processos (Etapas) do PMBOK

A “quebra” das melhores práticas em grupos de processos de gerenciamento de projetos foi o melhor modo de simplificar o gerenciamento de projetos e facilitar o entendimento dos gestores de projetos.

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos se dividem em cinco:

  • Grupo de Processos de Iniciação
  • Grupo de Processos de Planejamento
  • Grupo de Processos de Execução
  • Grupo de Processos de Monitoramento e Controle
  • Grupo de Processos de Encerramento
Exemplo de interações entre os grupos de processos de gerenciamento de projetos (Fonte: PMBOK 2017)

As 10 Áreas de Conhecimento do PMBOK

As 10 Áreas de Conhecimento do PMBOK (PMI) – Ilustrado por Analista Expert

Gerenciamento da integração

O gerenciamento da integração unifica os elementos de uma boa gestão de projetos, o principal objetivo é manter o projeto em sincronismo, identificando, definindo, combinando, unificando, coordenando, monitorando e registrando as documentações necessários das áreas de conhecimento PMBOK.

Gerenciamento do escopo

O gerenciamento de escopo define as atividades que devem ser realizadas para entregar o produto, serviço ou resultado e definir critérios para determinar se o projeto foi concluído, portanto, o escopo deve conter somente o trabalho necessário para que o projeto seja concluído com sucesso.

Gerenciamento do tempo

O gerenciamento do tempo é responsável por estimar a duração, a alocação dos recursos e sequenciar as atividades do projeto, definindo o escalonamento e as atividades predecessoras, garantindo que o andamento das atividades esteja de acordo com o cronograma e que a entrega do projeto ocorra no prazo comprometido.

Gerenciamento do custo

O gerenciamento do custo deve estar sempre no radar do gestor do projeto, o seu principal objetivo é fornecer no início uma estimativa preliminar do custo total do projeto, assim, é possível assegurar que o projeto terá todo o recurso financeiro necessário para a execução e conclusão.

Gerenciamento da qualidade

O gerenciamento da qualidade é responsável por garantir que o projeto satisfaça os objetivos e funções planejadas, através da definição de normas e padrões de qualidade. Para manter a busca de melhoria contínua é utilizado o ciclo PDCA, sendo comum realizar auditorias de qualidade para garantir que o produto atenda todas as normas e padrões pré-estabelecidos.

Gerenciamento de recursos

O gerenciamento dos recursos é responsável por organizar e gerenciar a equipe do projeto, definindo os tipos e perfis de profissionais que devem ser alocados em cada uma das etapas de um projeto, bem como a sua hierarquia e a matriz de responsabilidades, além de treinamento e capacitação da equipe e a resolução de conflitos e problemas.

Gerenciamento das comunicações

O gerenciamento das comunicações emprega os processos necessários para garantir o desenvolvimento, recolhimento, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada, sendo muito importante para definir como as informações serão comunicadas, seu formato, conteúdo e nível de detalhes.

Gerenciamento dos riscos

O gerenciamento de riscos é responsável por aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos, dessa forma, os riscos devem ser identificados e priorizados de acordo com o grau de criticidade e de probabilidade de ocorrer durante a execução do projeto.

Gerenciamento de aquisições

O gerenciamento de aquisições é responsável por definir e adquirir bens e serviços externos à organização executora, pagamentos e gerenciar os contratos, visando se as entregas das aquisições estão sendo realizadas de acordo com o combinado na perspectiva do comprador.

Gerenciamento das Partes Interessadas

O gerenciamento das partes interessadas (stakeholders ou envolvidos no projeto) é responsável pela identificação dos grupos, pessoas ou organizações que podem impactar ou ser impactados por uma decisão, atividade ou resultado do seu projeto.

Conclusão

O PMBOK é um guia com as melhores práticas para gerenciamento de projetos, ou seja, não diz como realizar o gerenciamento do projeto, dessa forma, o responsável pelo projeto deverá definir o que será utilizado do guia PMBOK para atingir os objetivos e metas do projeto. Por isso não estranhe que cada empresa tenha métodos diferentes baseados no PMBOK para realizar a gestão de seus projetos.

Pois eh! O PMBOK é extenso e recheado de processos que exigem certas habilidades para o responsável na gestão do projeto, mas aqui no Analista Expert você terá rico conteúdo para fortalecer seu CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

Fonte: Guia PMBOK 6ª edição

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